Agroecologia: A Experiência do Acampamento Che Guevara do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Pernambuco/Brasil.

Autores

  • Gilvânia Oliveira Vasconcelos
  • André Almeida Silva
  • Francisco Andrade Costa

Palavras-chave:

Segurança alimentar, agroecossitema e MST

Resumo

Geralmente as áreas de acampamentos, na tentativa de produzir, os agricultores se sentem limitados por diversos problemas como: a má qualidade do solo, falta de crédito para investir e como consequência a insegurança alimentar. Este trabalho objetiva registrar as ações que contemplam a experiência no acampamento Che Guevara com práticas agroecológicas, localizado no município de Jurema - Pernambuco. Em parceira com ONGs e Ministério do Desenvolvimento Social, foram desenvolvidos projetos para diversificação da produção na perspectiva da agroecologia, como estratégia para garantir a soberania e segurança alimentar, entre 2006 a 2008. O público alvo foram os núcleos de famílias do acampamento. E como resultados concretos, a sensibilização e conscientização da mudança nas práticas produtivas, respeitando o meio ambiente, consumo de alimentos saudáveis e se tornaram multiplicadores da experiência em outras áreas do MST em Pernambuco.

Biografia do Autor

  • Gilvânia Oliveira Vasconcelos
    Zootecnista, Mestre em Extensão Rural e desenvolvimento Local e Professora do departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • André Almeida Silva
    Engenheiro de Pesca e Licenciando em Ciências Agrícolas pela a Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Francisco Andrade Costa
    Engenheiro Agrônomo e Licenciando em Ciências Agrícolas

Downloads

Publicado

2009-12-31