UTILIZAÇÃO DE ESCALAS DE MENSURAÇÃO E FUNÇÕES DE VALOR PARA AVALIAÇÃO DE COLORAÇÃO DE MUDAS EM UM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO DE CEBOLA.
Resumo
Com o objetivo de avaliar a coloração de mudas de cebola produzidas em sistema orgânico, como indicativo da ocorrência de fitopatias e/ou fisiopatias, foi conduzido um experimento a campo no município de Rio Grande/RS. Utilizou-se a cultivar Petrolini (ciclo médio), submetida a três tratamentos de adubação de base, com e sem adição de biofertilizante. Uma escala e uma função de valor para avaliação visual da intensidade da coloração amarela/verde nas folhas das mudas de cebola por especialistas foi construída e os resultados foram comparados com o peso de fitomassa da parte aérea nos diferentes tratamentos. A escala e a função de valor obtidas permitiram avaliar a coloração das mudas como desejado sendo que estes resultados coincidiram apenas em parte com os resultados da fitomassa da parte aérea. Destaca-se ainda, que a adubação de base com esterco de curral é mais eficiente que o vermicomposto, principalmente quando associado ao biofertilizante, não contrariando os resultados encontrados para a coloração da parte aérea. Palavras-chave: Allium cepa, biofertilizantes, fitopatias, fisiopatiasPublicado
2025-07-20
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Copyright (c) 2025 Jacqueline C. Tavares, Águida G. Paglia, Giuseppe C. de Vasconcelos, Mário Conill Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.