AVALIAÇÃO DE TIPOS DE PREPARO DO SOLO, ADUBOS ORGÂNICOS E USO DE BIOFERTILIZANTE NA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE ALFACE (LACTUCA SATIVA L.)
Resumo
O sistema convencional de produção comercial de hortaliças caracteriza-se pelo uso intensivo de mecanização, adubações orgânicas e minerais e agrotóxicos. Por outro lado à produção orgânica de hortaliças preconiza o uso de práticas agrícolas baseadas na ecologia dos agroecossistemas, através das quais se busca produzir alimentos livres de contaminação e sem prejuízos ao meio ambiente. Para avaliação de técnicas de produção de alface orgânica foi montado um experimento comparando-se 03 tipos de preparo de solo (cultivo mínimo, plantio direto e convencional) o uso de um biofertilizante e 03 tipos de adubos orgânicos: composto orgânico, cama de frango e parte aérea de feijão guandú, comparados à adubação mineral solúvel e a um tratamento testemunha sem adubação. Ocorreram diferenças entre os tratamentos adubos orgânicos, sendo a parte aérea de feijão guandú o que apresentou os melhores resultados dentro das características fitotécnicas analisadas. PALAVRAS-CHAVE: agricultura orgânica, alface, adubos orgânicos, biofertilizante.Publicado
2025-07-20
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Copyright (c) 2025 F. A.D.da Cunha, I. de S. Motta, A. G. Jácome, J. das Graças Padre, J. O.A. de Sena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.