DO NÃO-TRANSGÊNICO VOLTADO PARA O MERCADO EXTERNO AO ORGÂNICO VOLTADO PARA O MERCADO REGIONAL: A TRAJETÓRIA NÃO LINEAR DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA ALTO URUGUAI (COTRIMAIO)
Resumo
Este trabalho procura indicar a necessidade de superar interpretações lineares e visões deterministas na análise de programas de conversão à agricultura orgânica. A partir do programa da Cotrimaio, que tem início pela produção de soja não transgênica voltada para um nicho de mercado externo e evolui para uma diversificação voltada para mercados regionais, aponta-se a complexidade desses processos. Trabalhando-se o contexto e recuperando-se a gênese e a evolução do referido programa, aponta-se para a importância da percepção do processo de conversão à agricultura orgânica como uma construção social. PLAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, agricultura orgânica, Soja, programas de conversão, cooperativa.Downloads
Publicado
2025-07-20
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Copyright (c) 2025 Ivan J. Kreutz, Wilson Schmidt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.