OCORRÊNCIA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E COLONIZAÇÃO RADICULAR EM CULTIVOS DE CITROS SOB MANEJO CONVENCIONAL E ORGÂNICO.
Resumo
Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA) desempenham papel fundamental para a manutenção da produtividade e saúde dos vegetais. Portanto, o manejo adequado da associação micorrízica pode reduzir a utilização de fertilizantes e pesticidas químicos, chave para a produção sustentável. Com o objetivo de verificar o impacto de duas formas de manejo, convencional e orgânica, sobre esta associação, realizou-se um levantamento em pomares e viveiros de citros localizados em duas regiões pertencentes ao município de Montenegro/RS. Foram realizadas coletas de raízes e solo adjacente as raízes, nos meses de março e agosto de 2002, para avaliar as comunidades de FMA, a colonização radicular no citros e as características químicas do solo. Como resultado, observou-se que os sistemas produtivos, orgânico e convencional, apresentaram comunidades de FMA semelhantes, e as estruturas dos FMA mais afetadas pelos manejos foram as vesículas e os arbúsculos. Palavras-chave: citros, comunidades de FMA, colonização micorrízica.Downloads
Publicado
2025-07-20
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Copyright (c) 2025 Sandro Souza Focchi, Fábio Kessler Dal Soglio, Rosilaine Carrenho, Paulo Vitor Dutra de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.