Métodos alternativos de controle de doenças fúngicas na cultura de jambu (Spilanthes oleraceae L.) através da atuação do silício.

Conteúdo do artigo principal

Maria José Alves Bertalot
Juliana Garcia Carvalho-Pupatto
Edson Luiz Furtado
Daniel Dias Rosa
Eduardo Mendoza
Adriano B. Lima

Resumo

A ação dos fungos do carvão ou galha do jambu (Tecaphora spilanthes) e flor preta do jambu (Alternaria solani) constituem um sério problema fitossanitário na cultura intensiva do jambu (Spilanthes oleraceae L.). Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do método de controle alternativo das doenças causadas por estes fungos através da atuação do silício. O delineamento utilizado foi em blocos ao acaso com seis tratamentos e cinco repetições, em condições de campo na área agrícola de um produtor rural em Botucatu/SP. Os tratamentos utilizados foram: 1–Sem nenhuma aplicação; 2–Água; 3–Chá de Equisetum arvense; 4–Chá de Equisetum hyemale; 5–Chá de Equisetum giganteum; 6–Preparado Biodinâmico 501 (chifre-sílica).
Observou-se tendência de maior eficiência do tratamento 6 (Preparado biodinâmico 501 - sílica) no controle da doença tanto no número como na nota de flores e galhas. No caso do número de galhas e nota de galhas o tratamento 4 apresentou menor influência em relação aos tratamentos 3, 5 e 6. Constatou-se que o preparado biodinâmico 501 (tratamento 6), com alto conteúdo de sílica, teve maior efetividade no controle do carvão ou galha do jambu (Tecaphora spilanthes) e flor preta do jambu (Alternaria solani).

Detalhes do artigo

Como Citar
Bertalot, M. J. A., Carvalho-Pupatto, J. G., Furtado, E. L., Rosa, D. D., Mendoza, E., & Lima, A. B. (2011). Métodos alternativos de controle de doenças fúngicas na cultura de jambu (Spilanthes oleraceae L.) através da atuação do silício. Revista Brasileira De Agroecologia, 5(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9720
Seção
Artigos