Aplicação de inseticida e seus impactos sobre a visitação de abelhas (Apis mellifera L.) no girassol (Helianthus annuus L.)

Conteúdo do artigo principal

Emerson Dechechi Chambó
Regina Conceição Garcia
Newton Tavares Escocard de Oliveira
José Barbosa Duarte Júnior

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a ação do uso do inseticida Imidacloprido + beta-ciflutrina em relação ao número de visitas de abelhas Apis mellifera nas inflorescências do girassol. O trabalho foi conduzido no mês dezembro de 2008 na Estação Experimental da Copagril, no município de Marechal Cândido Rondon, PR. Antes do período de florescimento foram marcadas cinco plantas dos híbridos de girassol M734, Charrua, Aguará e Helio 250, com quatro repetições cada. Dois observadores permaneceram dois minutos em cada inflorescência, contando o número de abelhas visitantes em dois intervalos de tempo (8h30min às 10h e 15h30min às 17h). A contagem ocorreu antes da aplicação do inseticida e 12 horas após a utilização do produto. Verificou-se que houve efeito significativo de inseticida sobre a visitação de abelhas nos híbridos M734, Aguará e considerando todos os genótipos de girassol. Não houve efeito do inseticida sobre a visitação nos híbridos Charrua e Helio 250.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dechechi Chambó, E., Conceição Garcia, R., Tavares Escocard de Oliveira, N., & Barbosa Duarte Júnior, J. (2010). Aplicação de inseticida e seus impactos sobre a visitação de abelhas (Apis mellifera L.) no girassol (Helianthus annuus L.). Revista Brasileira De Agroecologia, 5(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7996
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emerson Dechechi Chambó, Unioeste

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), Especialista em Ecologia e Educação Ambiental pela Universidade Paranaense (2008) e Mestrando em Zootecnia, atuando na área de apicultura e ecologia da polinização pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsita de mestrado da Fundação Araucária.

Regina Conceição Garcia, Unioeste

Docente do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste - Campus de M. C. Rondon -PR.

Newton Tavares Escocard de Oliveira, Unioeste

Docente do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste - Campus de M. C. Rondon -PR.

José Barbosa Duarte Júnior, Unioeste

Docente do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste - Campus de M. C. Rondon -PR.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)