Produção e qualidade da beterraba em função da adubação com esterco bovino

Conteúdo do artigo principal

Luciano LFM Façanha Marques
Damiana DCM Cleuma de Medeiros
Ozimar de Lima Coutinho
Luciana LFM Façanha Marques
Catarina CBM de Bandeira Medeiros
Leandro LSV Silva do Vale

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção e qualidade da beterraba (Beta vulgaris L.) em função de diferentes dosagens de esterco bovino. O experimento foi conduzido na horta do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com quatro repetições e cinco tratamentos, sendo estes: 0; 20; 40; 60 e 80 t ha-1 de esterco bovino. As variáveis analisadas foram: produção total das raízes, produção comercial das raízes, massa média das raízes comerciais, altura da parte aérea, teor de sólidos solúveis, teor de ácido ascórbico, acidez titulável, pH e firmeza da raiz. Verificou-se que as doses de esterco não tiveram influência para teor de sólidos solúveis, pH e firmeza de raiz. Para produção total, comercial e massa média das raízes comercializáveis, assim como altura da planta, teor de ácido ascórbico e acidez titulável, melhores resultados foram obtidos com a dose máxima de esterco (80 t ha-1), demonstrando que a aplicação da matéria orgânica em solos tropicais é de suma importância para o sucesso da agricultura.

Detalhes do artigo

Como Citar
Façanha Marques, L. L., Cleuma de Medeiros, D. D., de Lima Coutinho, O., Façanha Marques, L. L., de Bandeira Medeiros, C. C., & Silva do Vale, L. L. (2010). Produção e qualidade da beterraba em função da adubação com esterco bovino. Revista Brasileira De Agroecologia, 5(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7602
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciano LFM Façanha Marques, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal rural do Semi-Árido, Mestre em Agronomia e Doutorando pela Universidade Federal da Paraíba.

Damiana DCM Cleuma de Medeiros, Universidade Federal rural do Semi-Árido

Doutora em Fitotecnia, Professora Substituta da Universidade Federal rural do Semi-Árido.

Ozimar de Lima Coutinho, UFRR

Professor assistente da Universidade federal de Roraima, Doutorando em agronomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Luciana LFM Façanha Marques, FATEC

Professora da Faculdade de Tecnologia do Ceará, Mestre em Engenharia Agrícola.

Catarina CBM de Bandeira Medeiros, UFPB

Professora assistente da Universidade Federal da Paraíba, Doutoranda em Agronomia pela UFPB>

Leandro LSV Silva do Vale, UFPB

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal rural do Pernambuco, Mestre em Agronomia e Doutorando pela Universidade Federal da Paraíba.