Rendimento do capim elefante com adubação orgânica para uso em cama de aviário

Conteúdo do artigo principal

Clóvis Eliseu Gewehr
Diogo Davi Follmann
Marcos Rosniecek
Jonatan Costenaro
Gabriel Pagno

Resumo

Com o objetivo de utilizar o capim elefante como matéria-prima para cama de aviários de frangos de corte, este trabalho, realizado no Centro de Ciências Agroveterinárias avaliou a produtividade do capim elefante var. cameron submetido a diferentes doses de adubação orgânica. O adubo utilizado foi cama de aviário de frangos de corte e as quantidades calculadas à fornecer o equivalente a 0, 100, 200, 300, 400 kg de N/hectare em sete repetições seguindo um delineamento inteiramente casualizado, sendo que cada parcela (canteiro) apresentou uma área 9 m2. A análise determinou de 2,51% de N na cama. No plantio foi adicionado em cada parcela 50 kg/ha de P2O5 na forma de supertriplo e 50 kg/ha de N no início do perfilhamento. Após o capim já implantado procedeu-se um corte para homogeneizar as parcelas a uma altura de 0,75 m adicionando-se a quantidade de N correspondente a cada tratamento. Com o capim já crescido fez-se o corte do capim a uma altura de 0,80 m para determinar a quantidade de matéria verde/hectare (kg). Os resultados indicaram que 240 kg de N originado de cama de aviário é a dose correta para se obter suficiente produção de capim elefante visando seu uso como cama de aviário.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gewehr, C. E., Follmann, D. D., Rosniecek, M., Costenaro, J., & Pagno, G. (2010). Rendimento do capim elefante com adubação orgânica para uso em cama de aviário. Revista Brasileira De Agroecologia, 5(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7581
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Clóvis Eliseu Gewehr, CAV-UDESC, Lages, SC - Brasil

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2001) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: produção animal, nutrição de monogástricos, reprodução de aves, avicultura e desenvolvimento rural.