Avaliação de cultivares de pepino para conserva em manejo convencional e alternativo

Conteúdo do artigo principal

João Vieira Neto
Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior
Paulo Antônio de Souza Gonçalves

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de cultivares de pepino para conserva e a rentabilidade da cultura em sistemas de produção convencional e alternativo. Dois experimentos foram conduzidos na Epagri, EE de Ituporanga em blocos casualizados com onze cultivares e quatro repetições. Os ensaios foram instalados em outubro de 2011 (convencional) e em setembro de 2012 (alternativo: sem agrotóxicos). As cultivares Zapata, Ajax F1 e Monalisa F1 alcançaram maiores valores de massa fresca de frutos por planta, média de 55,90 t ha-1, convencional. No cultivo alternativo a produtividade média das duas cultivares mais produtivas (Amour F1, Ajax F1) atingiu 31,37 t ha-1. As cultivares Marinda, Amour F1, Monalisa F1, Zapata e Ajax F1, obtiveram maiores rendimentos em número de frutos por planta com valores entre 68,65 a 83,64 (convencional) e com Ajax F1 e Amour F1 (68,06 a 71,58) (alternativo). Os maiores rendimentos de frutos comerciais variaram entre 90,32 a 93,48% (convencional) e 70,78 a 87,28% (alternativo). A rentabilidade proporcionou retorno do investimento e remuneração da mão de obra já a partir da primeira safra de primavera, nos dois manejos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vieira Neto, J., Menezes Júnior, F. O. G. de, & Gonçalves, P. A. de S. (2016). Avaliação de cultivares de pepino para conserva em manejo convencional e alternativo. Revista Brasileira De Agroecologia, 11(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/16657
Seção
Notas Agroecológicas
Biografia do Autor

João Vieira Neto, Empresa de Pesquisa Agropecuária e extensão Rural de Santa Catarina.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Foi professor titular de Estatística na Universidade Comunitária Regional de Chapecó - SC (1998-2006), pesquisador da Epamig - MG (2006-2010) na área de produção vegetal e experimentação agrícola. Atualmente trabalha na Epagri/Estação Experimental de Ituporanga - SC.

Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior, Empresa de Pesquisa Agropecuária e extensão Rural de Santa Catarina.

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Produção Vegetal pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e especialização (2010) em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Agente Técnico de Formação Superior IV - Pesquisador em Olericultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. EPAGRI. Foi professor universitário (UFRGS e UERGS), pesquisador bolsista DCR-1(CNPq) e extensionista junto ao SENAR-RS e CODEVASF. É membro do corpo editorial do periódico Agropecuária Catarinense, e consultor ad hoc dos periódicos Scientia Horticulturae, Horticultura Brasileira, Ciência Rural e Agropecuária Catarinense. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Olericultura. Desenvolve pesquisas relacionadas a Produção Integrada, Manejo fitotécnico de sistemas de cultivo (convencional e agroecológico), Nutrição de plantas e Ecofisiologia da cultura da cebola (Allium cepa), e no desenvolvimento de cultivares de batata (Solanum tuberosum). Coordenador da Comissão Técnica Nacional da Cebola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Paulo Antônio de Souza Gonçalves, Empresa de Pesquisa Agropecuária e extensão Rural de Santa Catarina.

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1989) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atua na função de pesquisador desde 1990 na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Agricultura orgânica, Entomologia Agrícola. Trabalhos publicados e assessoria nos seguintes temas: manejo ecológico e orgânico de hortaliças com foco em cebola; Allium cepa; manejo ecológico de tripes, Thrips tabaci; agroecologia; agricultura orgânica; manejo ecológico de mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus; homeopatia vegetal. Atua em apoio técnico e assessoria em agroecologia a agricultores. Cursos de Agroecologia para agricultores e técnicos. Possui registrado no sistema de publicações da Epagri (SEPROTEC) 128 trabalhos técnicos em publicações diversas (data 23/12/2014). Desenvolveu 3 produtos tecnológicos (substâncias em altas diluições) para manejo orgânico na cultura da cebola com trabalhos publicados. Desenvolveu 8 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Realizou 86 produções técnicas entre, assessorias, trabalhos técnicos, palestras e mini-cursos.

Referências

BAPTISTA, G.C. et al. Deltamethrin residues applied as different formulations in staked cucumber and the actions of insecticides on pickleworm control. Horticultura Brasileira, Brasília, v.26, p. 321-324, 2008.

BAVARESCO, A. Efeito de tratamentos alternativos no controle de Diaphania spp. (Lepidoptera: Grambidae) em pepino. Acta Scientiarum Agronomy, Maringá, v.29, n.3, p. 309-313, 2007.

COMISSÃO DE FERTILIDADE DO SOLO DOS ESTADOS DO RS E SC. Recomendações de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 10.ed. Porto Alegre: SBCS – Núcleo Regional Sul/CNPT/EMBRAPA, 2004. 224p.

FERREIRA, D.F. SISVAR: um programa para análises e ensino de estatística. Revista Symposium, Lavras, v.6, p. 36-41, 2008.

MARTINS, C. N. Pepino: produção triplicada. Capturado em 1 fevereiro de 2013. Online. Disponível na Internet: <http://www.grupocultivar.com.br/arquivos/hf24_producao.pdf>.

MONTEIRO, B.C.B. de A. et al. Desempenho de híbridos de couve-flor de verão em Jaboticabal. Horticultura Brasileira, Brasília, v.28, n.1, p. 115-119, 2010.

PEGORARO, R.A. et al. Produtos alternativos para o controle de brocas-das-curcubitáceas na produção de pepino para picles. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 23, n.3, p. 37-39, 2010.

REBELO, J. A. et al. Cultivo do pepineiro para picles no Vale do Rio Itajaí e Litoral Catarinense. Florianópolis: Epagri, 2011. 55p. (Boletim Técnico, 154).

RESENDE, G.M. et al. Produção de pepino para conserva no Vale do São Francisco. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.27, p.1183-1188, 2003.

RESENDE, G.M. de; FLORI, J.E. Rendimento e qualidade de cultivares de pepino para processamento em função do espaçamento de plantio. Horticultura Brasileira, Brasília, v.22, n.1, p. 117-120, 2004.

SCHALLENBERGER, E. Pepino orgânico tem alta produtividade sem uso de agroquímicos. Capturado em 4 de fevereiro de 2013. Online. Disponível na Internet <http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=21191&secao=Pacotes%20Tecnol%F3gicos&t=EPAGRI>.

SILVA, A.C.F. et al. Comportamento de cultivares de pepino para indústria no Baixo Vale do Itajaí, Estado de Santa Catarina. Florianópolis: EMPASC, 1979. 7p. Comunicado Técnico, 27.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>