Aspectos ambientais e socioeconômicos em unidades de produção sob bases agroecológicas e convencionais no Assentamento Pedro Ramalho, em Mato Grosso do Sul

Conteúdo do artigo principal

Adriana Rita Sangalli
Katia Maria Goricoix Recalde
Luciana Ferreira da Silva
Milton Parron Padovan

Resumo

Este estudo analisou a viabilidade econômica agrícola e responsabilidade ambiental da agricultura de base agroecológica e convencional desenvolvida no assentamento Pedro Ramalho, em Mundo Novo, Mato Grosso do Sul. Na primeira etapa, foram coletadas amostras de água e solo e enviadas a laboratórios para análise química e física. Utilizando-se a metodologia do Índice de estado do ecossistema agrícola – IEA, foi realizada a voloração ambiental e constatando-se que o assentamento tem boa sustentabilidade (IEA igual a 0,68). Na segunda etapa, foi aplicado um questionário socioeconômico e ambiental a uma amostra de agricultores, observando-se que o rendimento dos agricultores de base agroecológica e convencionais foram semelhantes na cultura da mandioca e na pecuária leiteira, principais atividades econômicas desenvolvidas no local. Os resultados indicaram melhor fertilidade do solo e potabilidade da água nas propriedades de manejo agroecológico, concluindo-se que a agricultura de base agroecológica articula a viabilidade econômica com a conservação do meio ambiente no assentamento.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sangalli, A. R., Goricoix Recalde, K. M., da Silva, L. F., & Padovan, M. P. (2016). Aspectos ambientais e socioeconômicos em unidades de produção sob bases agroecológicas e convencionais no Assentamento Pedro Ramalho, em Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira De Agroecologia, 11(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/13406
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana Rita Sangalli, Universidade Federal da Grande Dourados.

Mestre e Pesquisadora da Universidade Federal da Grande Dourados. Técnica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Katia Maria Goricoix Recalde, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados

Luciana Ferreira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados.

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados. Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Milton Parron Padovan, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados-MS.

Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados-MS. Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Agronegóciosa da UFGD.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>