A ênfase agroecológica na formação de camponeses: o “estado da arte” da política pedagógica institucional do campus rural de marabá – CRMB.

Conteúdo do artigo principal

William Bruno Silva Araújo
Luis Mauro Santos Silva

Resumo

Este trabalho analisa a ênfase agroecológica do Campus Rural de Marabá – CRMB/IFPA. Buscou-se identificar quais os princípios agroecológicos estão assegurados na proposta pedagógico institucional, no entendimento dos educandos e educadores. A pesquisa foi constituída de levantamento e análise bibliográfica e documental. Os resultados sugerem que os documentos analisados asseguram parcialmente os princípios agroecológicos apontados pela literatura agroecológica atual, que na ênfase agroecológica dos educandos e educadores predominam o componente ambiental da agroecologia, embora existam indicadores que assinalam para a ampliação dessa compreensão.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo, W. B. S., & Silva, L. M. S. (2016). A ênfase agroecológica na formação de camponeses: o “estado da arte” da política pedagógica institucional do campus rural de marabá – CRMB. Revista Brasileira De Agroecologia, 11(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/13254
Seção
Artigos
Biografia do Autor

William Bruno Silva Araújo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Rural de Marabá - CRMB

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Possui especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela UFPA; possui Especialização em Educação do Campo, Agroecologia e Questões Pedagógicas. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, lotado no Campus Rural de Marabá - CRMB.

Luis Mauro Santos Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA, Nucleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural - NCADR, Programa de Pós Graduação em Agricuturas Familiares Amazônicas do Campus de Belém, Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territóriais Amazônicas do Campus de Marabá.

Possui mestrado em Mestrado Em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é docente-pesquisadordo NCADR/PPGAA e do Programa de Pós-Graduação do Campus UFPA de Marabá (PPGDTAM). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e diagnóstico agronômico, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem sistêmica aplicada na agronomia, sistema de cultivo, agricultura famiiar, diagnóstico agronômico e agricultura de fronteira agrícola e avaliação da sustentabilidades ampla de agroecossistemas. Atualmente compõe a Rede Nacional de Núcleos de Agroecologia e é Vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (região Norte).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)