Levantamento de Formicidae (Hymenoptera) em adubação verde: durante seu desenvolvimento e após sua incorporação no solo.

Conteúdo do artigo principal

Danúbia Maria da Costa
Maria Bernadete Silva Campos
Luiz Antônio Correia Margarido

Resumo

O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, no município de Araras (SP) (22°21’25” e 47°23’03”) em área experimental de latossolo-vermelho-amarelo, numa área de 1344 m², no período de janeiro a julho de 2010. O objetivo foi avaliar a ocorrência e diversidade de Formicidae em diferentes tratamentos de adubação verde, durante seu desenvolvimento e após sua incorporação no solo. O estudo constituiu de cinco tratamentos compostos por: T1 crotalaria (Crotalaria spectabilis) e milheto (Pennisetum glaucum); T2 crotalaria (C. spectabilis), milheto (P. glaucum) e mucuna-preta (Mucuna aterrima), T3 crotalaria (C. spectabilis) e composto orgânico; T4 crotalaria (C. spectabilis), milheto (P. glaucum) e composto orgânico e por último T5 crotalaria (C. spectabilis), milheto (P. glaucum) e mucuna-preta (M. aterrima) e composto orgânico. A quantidade de composto orgânico usada nos tratamentos foi calculada de acordo com a disposição de P2 O5 (14mg/dm3) no solo (16 kg/parcela de composto orgânico). O delineamento do experimento foi de blocos casualizados, com quatro repetições. As formigas foram capturadas quinzenalmente, por meio de armadilhas do tipo “pitfall”, que permaneceram em pontos fixos dentro de cada parcela, durante o desenvolvimento da cobertura viva e após sua incorporação no solo. Na amostragem de Formicidae coletada no presente estudo foram identificadas cinco subfamílias e 15 gêneros, destacando-se Atta spp., Monomorium spp., Pheidole spp. e Dorymyrmex spp., e os tratamentos que apresentaram maior índice de diversidade e uniformidade de distribuição de formigas em plantas de adubação verde foi T4 (crotalária e milheto e uso de composto orgânico) e após o manejo para incorporação da matéria seca no solo foi T2 (crotalaria, milheto e mucuna-preta).

Detalhes do artigo

Como Citar
da Costa, D. M., Campos, M. B. S., & Margarido, L. A. C. (2014). Levantamento de Formicidae (Hymenoptera) em adubação verde: durante seu desenvolvimento e após sua incorporação no solo. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/13006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danúbia Maria da Costa, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos - campus Araras

Bióloga, mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural

Maria Bernadete Silva Campos, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos - campus Araras

Bióloga, Drª em Ecologia e Recursos Naturais , Departamento de Biotecnologia Vegetal (DBV)

Luiz Antônio Correia Margarido, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos - campus Araras

Eng. Agrônomo, Dr em Recursos Naturais , Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAISER)