Agrotóxico no ensino de Química: Concepções de estudantes do campo segundo a educação dialógica Freireana

Autores

  • Thiago Santos Duarte Universidade Federal da Grande Dourados http://orcid.org/0000-0002-5965-3124
  • Sinara München Universidade Federal da Fronteira Sul - Câmpus Erechim- RS
  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Investigação Temática, Agroecologia, Educação do Campo

Resumo

Este trabalho tem como foco analisar e discutir as compreensões dos estudantes de uma escola de educação do campo da zona rural de Dourados/MS. Utilizamos como abordagem inicial um questionário desenvolvido pelos pesquisadores, a fim de conhecer um pouco o cotidiano do aluno e suas concepções acerca da temática. Utilizamos um processo adaptado da Investigação Temática proposta por Paulo Freire com a Análise Textual Discursiva, como metodologia de análise dos questionários aplicados. Com esta etapa da pesquisa foi possível sinalizar o surgimento de três categorias, que será utilizada como base de desenvolvimento de conteúdos programáticos que abordem o tema.

Biografia do Autor

Thiago Santos Duarte, Universidade Federal da Grande Dourados

Departamento de Química - Ensino de Química

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Educação do Campo