Avanços da Agroecologia em Mato Grosso do Sul a partir do Núcleo de Agroecologia de Pesquisa, Ensino, Extensão e Saberes Tradicionais do Estado de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Francimar Perez Matheus Silva
  • Denise de Miranda
  • Jovelina Maria de Oiliveira
  • Liliane Aico Kobayashi Leonel
  • Mariana Zatarim
  • Alfeu Ohlweiler
  • Eliel Souza Freitas Júnior

Resumo

O presente artigo busca descrever os Avanços da Agroecologia em Mato Grosso do Sul a partir do Núcleo de Agroecologia de Pesquisa, Ensino, Extensão e Saberes Tradicionais do Estado de Mato Grosso do Sul. A constituição do Núcleo foi induzida a partir de edital do CNPq para Organizações estaduais de pesquisa agropecuária - OEPAS que possibilitou avanços que não seriam conseguidos num curto espaço de tempo sem essa indução federal. Dentre os avanços conseguidos destacam-se o estímulo a diversificação vegetal, desenvolvimento de sistema de horticultura integrada e irrigada a baixo custo (Horta BIOS) e promoção da meliponicultura bem como a articulação intra e interinstitucional. Com a implantação de uma unidade de produção agroecológica no centro de pesquisa da AGRAER, dispõem-se atualmente de mais de 30 espécimes e 50 variedades de tuberosas rústicas, plantas não convencionais e condimentares que tem sido utilizada como repasse para multiplicação pelos agricultores, bem como “vitrine” sobre diversificação para promoção da agroecologia junto a instituições de ensino. As ações do Núcleo lograram avanços para uma maior articulação institucional entre parceiros que praticam a agroecologia e possibilitou uma conscientização por parte das instituições do estado das possibilidades e potencialidades de uma estratégia de desenvolvimento que incorpore a a agroecologia junto aos agricultores familiares atendidos. Obteve-se significantes avanços na promoção da agroecologia através da criação do núcleo, apesar de existirem vários desafios ainda a serem superados para a consolidação da agroecologia no estado de MS.

Referências

HOLIDAY, O. J. Orientaciones teórico-prácticas para la sistematización de experiências. Costa Rica: São Jose. (http://www.bibliotecavirtual.info/wp-content/uploads/2013/08/Orientaciones_teorico-practicas_para_sistematizar_experiencias.pdf, acesso em 30/08/2016)

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)