Por uma Agricultura Camponesa

Autores

  • Rodrigo Simão Camacho UFGD

Resumo

O objetivo deste artigo é o de demonstrar as diferenças existentes entre a agricultura produzida pelo agronegócio (agricultura convencional), enfatizando suas implicações sociais e ambientais, e a agricultura camponesa (agricultura agroecológica). A metodologia utilizada é o debate teórico com autores que discutem esta temática. Os impactos causados pelo agronegócio são sociais e ambientais. Isto porque existe um conjunto de elementos presentes neste modelo que são fortemente degradantes. A monocultura, característica do agronegócio, fragiliza a biodiversidade, colaborando no aumento de pragas, devido à homogeneização do ecossistema. O uso de agrotóxicos polui o solo e a água destruindo a nossa biodiversidade. O agronegócio organiza seu território apenas a partir da lógica econômica da mercadoria, por isso predomina a paisagem homogênea da monocultura, com seus agroecossistemas simplificados, com poucas pessoas e com pouca sociobiodiversidade. Ao contrário dos territórios povoados e das paisagens heterogêneas da agricultura camponesa que contemplam a sociobiodiversidade e os agroecossistemas complexos. A produção de alimentos é uma característica fundamental do modo de vida camponês que estabelece a interdependência entre terra, família e trabalho, e expressa uma moral entre os homens e a natureza. A troca e a reciprocidade entre os iguais divergem da lógica do negócio, da compra e venda do capitalismo. É por meio da produção de alimentos que se estabelecem laços de solidariedade e de sociabilidade com a comunidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Simão Camacho, UFGD

LEDUC-FAIND-UFGD

Referências

CAPORAL, Francisco Roberto. Em defesa de um plano nacional de transição agroecológica: compromisso com as atuais e nosso legado para as futuras gerações. In: SAUER, Sérgio e BALESTRO, Moisés V. (Orgs.). Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

COELHO, Maria Célia Nunes. Impactos Ambientais em Áreas Urbanas – Teorias, Conceitos e Métodos de Pesquisa. In: GUERRA, Antonio J. Teixeira, Cunha, Sandra Baptista da. (Orgs.). Impactos Urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Entrando nos territórios do Território. In: PAULINO, Eliane T.; FABRINI, João E. (Org.). Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Barbárie e modernidade: as transformações no campo e o agronegócio no Brasil. Revista Terra Livre, São Paulo: AGB, ano 19, v. 2, n. 21, p. 113-156, jul./dez. 2003.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente: pequena contribuição crítica ao atual modelo agrário/agrícola de uso dos recursos naturais. In: OLIVEIRA, Ariovaldo U. de; MARQUES, Marta Inês Medeiros (Org.). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa amarela; Paz e Terra, 2004. p.27-64.

STEDILE, João Pedro et al. Manifesto das Américas em defesa da natureza e da diversidade biológica e cultural. Revista Caros Amigos, São Paulo: Casa Amarela, ano 10, n. 112, p.40, jul. 2006.

STEDILE, João Pedro. Soberania alimentar, o que é isso? Revista Caros Amigos, São Paulo: Casa Amarela, ano 10, n. 120, p. 42, mar. 2007.

THOMAZ JUNIOR, Antonio. O agrohidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI. Campo-território: revista de geografia agrária, v.5, n.10, p. 92-122, ago. 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza