Concepção e Desafios da Construção Coletiva da 1ª Caravana Agroecológica e Cultural do Centro-Oeste Brasileiro

Autores

  • Francimar Perez Matheus Silva Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul
  • Denise de Miranda Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural
  • RANIERI RAMADHAM Rede de Núcleo de Agroecologia do Centro Oeste

Resumo

É apresentado neste trabalho o relato do processo de organização e articulação entre entidades e atores sociais envolvidos na organização da 1ª Caravana Agroecológica e Cultural do Centro-Oeste e dos resultados obtidos dessa experiência. A Caravana foi uma promoção da Rede de Núcleos de Agroecologia do Centro Oeste e da Associação Brasileira de Agroecologia através de projetos viabilizados com recursos do MDA em parceria com CNPq. Entretanto a parceria e apoio de inúmeras instituições púbicas e privadas, organizações e movimentos sociais foram determinantes para a realização da caravana. Além da organização, a construção das rotas, do tema, dos objetivos da caravana, do caderno do participante também foram coletivas. Três rotas oriundas Brasília, DF, GO e MT dirigiram para Juti – MS, ao longo caminho visitaram 26 experiências agroecológicas e/ou em transição. Nas visitas foram contemplados diferentes temáticas desde a luta pela posse de terra e direitos territoriais; experiências de agricultores assentados, tradicionais, indígenas, quilombolas, experiências relacionadas às questões socioorganizativas, agricultura urbana, movimentos sociais, mercados e canais de comercialização, educação formal e no campo e ainda gênero. A realização da 1ª caravana do CO foi um marco no que se refere à articulação e atuação em rede no âmbito da agroecologia. Além disso trouxe a oportunidade de conhecer, reconhecer e trocar experiências com diversas realidades de vida e produção, possibilitando a investigação e compreensão dos desafios e potencialidades da agroecologia, e contribuindo para ações futuras que visem fortalecer os processos de mobilização social e consolidação da agroecologia.

Referências

CRUZ, N. A. C.; ABUD, L.; MOURA, N. F.; LADEIRA, P. D.; FLORISBELO, G. R. Caravana agroecológica e cultural da zona da mata – MG: rumo ao III ENA –Encontro nacional de agroecologia. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – v. 10, Nº 3 de 2015.

LOPES, L. S.; CONTE, G. M.; CRUZ, N. A. C.; CARDOSO, I. M.; AMORIM JR., P. C. G. Troca de saberes: vivenciando metodologias participativas para a construção dos saberes agroecológicos. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – v. 8, N° 2, Nov. 2013

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)