Microbiolização de Sementes de Crotalaria sp com Bactérias Antagonistas Visando a Promoção do Crescimento de Plantas e o Biocontrole

Autores

  • Lara Rezek Rocha
  • Amanda Guerra Teixeira
  • Laís Mayara Melo Dure
  • Bianca Obes Corrêa

Resumo

O objetivo do trabalho foi isolar micro-organismos de diferentes nichos e avaliar a capacidade dos mesmos em reduzir a incidência de micro-organismos contaminantes de sementes, além da promoção do crescimento de Crotalaria sp. Para isso, foram pesados 10g de amostra de solo e as mesmas submetidas à diluição seriada para isolamento dos micro-organismos. Além disso, também realizou-se a patologia de sementes tratadas com as bactérias Fit03 e Fit04, além da microbiolização das sementes de C. junceae e C. spectabillis para avaliação da promoção do crescimento em casa de vegetação. Na avaliação de promoção de crescimento vegetal, as sementes de C. spectabillis tratadas com a bactéria Fit 03 e Fit04 alcançaram resultados significativos para as variáveis de crescimento. Na avaliação da capacidade de controle de micro-organismos sobre as sementes das duas espécies de Crotalaria sp, Fit-03 e Fit-04 reduziram a incidência de fungos como Aspergillus e Penicillium.

Referências

BETTIOL, W.; GHINI, R. Controle biológico. In: BERGAMIN FILHO, A.; KIMATI, H.; AMORIM, L. (Ed.). Manual de fitopatologia, v.1: Princípios e conceitos. 3ed. São Paulo: Agronômica Ceres, p. 717-727, 1995.

BETTIOL, W.; GHINI, R. Solos supressivos. Ecologia e Manejo de Patógenos Radiculares em Solos Tropicais. Recife. Imprensa Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, p. 125-152, 2005.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de Análise Sanitária de Sementes/ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária – Brasília: Mapa/ACS, 2009. 200 p.

COOK, R.J.; BAKER, K.F. The Nature and Practice of Biological Control of Plant Pathogens. St. Paul: APS Press, 1983. 539p.

DA SILVEIRA, E. L. Inoculações de bactérias promotoras de crescimento no cultivo de arroz em solução nutritiva. (Tese de Doutorado em Microbiologia Agropecuária). Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP, 2008.

DURE, L.M.M. Seleção e prospecção de bactérias habitantes do solo e rizosfera de plantas visando uso no controle biológico de plantas. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso. Anhanguera Uniderp, Campo Grande-MS.

PESKE, S.T.; ROSENTHAL, M.D.; ROTA, G.R.M. Sementes: Fundamentos Científicos e Tecnológicos. 3ª edição. Pelotas, 2012. 573p.

ROCHA, L.R. Seleção de bactérias antagonistas com potencial para o controle biológico de patógenos habitantes do solo. Resumo. Seminário de Iniciação Cientifica 2016. Kroton Institucional. Valinhos, 2016.

SALGADO, A.L.B., AZZINI, A., FEITOSA, C.T.; Efeito da adubação NPK na cultura da crotalária. Bragantia, v. 41, n. 3, p. 21-33, 1982.

Downloads

Publicado

2017-01-21

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis