Sistema Calculador de Adubação Orgânica para Lavoura Cafeeira

Autores

  • Daniel Emilio Souza Junior Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Alegre http://orcid.org/0000-0001-9562-1317
  • Luan Rafael Emerick Silva Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Alegre
  • Ariane Cardoso Costa Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes, RJ
  • Susana Brunoro Costa Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Alegre
  • Wallace Luís Lima Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Alegre

Palavras-chave:

Fertilizantes Naturais, Desenvolvimento de Ferramenta, Sustentabilidade

Resumo

O café é uma das culturas mais importantes do nosso país, cuja produção atual gira em torno de 43 milhões de sacas. Em geral, o solo não atende as demandas que a planta necessita para uma completa produção, fazendo-se então necessária a adubação para sanar o déficit do solo com a introdução de nutrientes externos. Diante do exposto o objetivo deste trabalho foi desenvolver um software computacional para dimensionamento da adubação orgânica para cafeeiros que leve em consideração a análise do composto orgânico produzido nas propriedades, a análise química da fertilidade do solo e a exigência nutricional da cultura em diferentes fases de seu desenvolvimento. O trabalho apresenta um sistema usando linguagem PHP integrada com HTML e com integração ao banco de dados MySQL com o objetivo de aumentar eficácia da adubação orgânica, quantificando a dosagem por planta, e possibilitando um acompanhamento a longo prazo de: produção, evolução da lavoura, deficiência do solo x oferta do composto, déficit dos nutrientes (N, P, K, Ca, Mg) e adequação do composto em relação à deficiência. A ferramenta permitirá aumentar a eficácia da adubação orgânica realizando os cálculos a partir do composto orgânico disponível, utilizando os resultados das análises de solo e do próprio composto orgânico (fertilizante orgânico), de forma simples, para fácil compreensão do produtor, permite ainda um controle da evolução da lavoura, com registros do histórico de produtividade, deficiências no solo x oferta do composto.

Biografia do Autor

Daniel Emilio Souza Junior, Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Alegre

Tecnologia em Análise é desenvolvimento de Sistemas

Luan Rafael Emerick Silva, Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Alegre

Tecnologia em Análise é desenvolvimento de Sistemas

Referências

ABIC 2015. Qualidade do Café, Site, Disponível em: < http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=52 >: Acessado em: 10/08/2016.

BHARGAVA, B.S. & CHADHA, K.L. (1988).Leaf nutrient guide for fruit and plantation crops. Fert. News, 33:21-29, 1988.

COMISSÃO DE FERTILIDADE DO SOLO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Recomendações para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais – 5a Aproximação. Viçosa, MG, 1999. 359 p.

EMBRAPA (2014). Agricultura familiar no Brasil. Disponível em: https://www.embrapa.br/embrapa-no-ano-internacional-da-agricultura-familiar Acessado em 20/11/2015.

KREUZ, C. L.; LANZER, E. A.; PARIS, Q. Funções de produção Von Liebig com rendimentos decrescentes. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 30, p. 95-106, 1995.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Uso e Conservação dos Recursos Naturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>