Ação de Extensão na Comunidade Antônio Maria Coelho: Boas Práticas de Fabricação, Elaboração de Bolo de Bocaiuva e Extração de Pectina

Autores

  • Juliana Rodrigues Donadon UFMS
  • Paula Hidemi Akamine UFMS
  • Juliana Oliveira Biazon UFMS
  • Danielle Bogo Bogo UFMS
  • Ieda Maria Bortolotto UFMS

Palavras-chave:

Acrocomia sp, Cerrado, extrativismo, desenvolvimento de produtos, geração de renda

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas na oficina realizada na Comunidade Tradicional Antônio Maria Coelho, situada às margens da rodovia BR-262, próxima a antiga Rede Ferroviária Federal S/A – Noroeste do Brasil, no Município de Corumbá, MS, nas proximidades da Morraria do Urucum. Trata-se de relato da equipe do Projeto de Extensão “Valorização de Plantas Alimentícias do Pantanal e Cerrado”, financiado pelo MEC, PROEXT, 2016. As bolsistas do Programa supervisionadas pelos orientadores abordaram no curso intitulado "Bocaiuva: boas práticas de fabricação, elaboração de farinha e geleia", os temas: Boas práticas de fabricação da farinha de bocaiuva; Elaboração do bolo de bocaiuva e Extração de pectina do mesocarpo de maracujá, para produção de geleia. Realizou-se atividades dinâmicas executadas junto à comunidade, a fim de contribuir com a produção de produtos de qualidade, elaborados com bocaiuva, fruto nativo obtido pelo extrativismo, e geração de trabalho e renda.

Biografia do Autor

Juliana Rodrigues Donadon, UFMS

Engenheira Agrônoma, doutora em agronomia, produção vegetal. Profa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Paula Hidemi Akamine, UFMS

Bolsista de extensão MEC, PROEXT 2016, Curso de Alimentos (Tecnológico) CCBS, UFMS

Juliana Oliveira Biazon, UFMS

Bolsista de extensão MEC, PROEXT 2016, Curso de Alimentos (Tecnológico) CCBS, UFMS

Danielle Bogo Bogo, UFMS

Farmacêutica. Profa adjunto da UFMS

Ieda Maria Bortolotto, UFMS

Bióloga. Profa Adjunto da UFMS.

Referências

HIANE, P. A. et al. Avaliação nutricional da proteína de amêndoas de bocaiúva, Acrocomia aculeata (Jacq.)Lodd., em ratos wistar em crescimento. B. CEPPA, Curitiba, v. 24, p. 191-206, 2006.

LORENZI, H.; BACHER, L.; LACERDA, M.; SARTORI, S. Frutas brasileiras e exóticas cultivadas: de consumo in natura. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006, 640p.

Downloads

Publicado

2017-01-21

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)