Agricultura Familiar Camponesa em Três Lagoas-MS: Experiências de Transição Agroecológica e Soberania Alimentar

Autores

  • Juliana Vieira Queiroz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS
  • Clariana Vilela Borzone Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS
  • Luana Fernanda Luiz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS

Palavras-chave:

autonomia camponesa, campesinato, agroecologia

Resumo

As ações descritas neste trabalho advêm das experiências de transição agroecológica e soberania alimentar da agricultura familiar camponesa no município de Três Lagoas/MS, tendo como objeto de estudo as experiências presentes nos dois projetos de assentamento de Reforma Agrária do referido município: P.A. Pontal do Faia e P.A. 20 de Março. Desta forma, o presente artigo tem por objetivo analisar como essas experiências vêm se inserindo enquanto estratégia de luta e resistência camponesa e criando ressignificações do modo de produzir e viver do campesinato três-lagoense. Para a elaboração deste estudo de caso, realizaram-se visitas técnicas, bem como entrevistas e questionários semiestruturados, a fim de compreender o grau de autonomia dos camponeses a respeito do sistema agroecológico.

Biografia do Autor

Juliana Vieira Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS

Estudante de pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS.

Clariana Vilela Borzone, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS

Estudante de pós-graduação em Geografia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS.

Luana Fernanda Luiz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS

Estudante de graduação em Geografia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus II de Três Lagoas/MS.

Referências

ALMEIDA, Rosemeire A. Identidade, distinção e territorialização: o processo de (re)criação camponesa no Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente, 2003.

BOURDIEU, P. A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região. In: BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Betrand Brasil S.A. 1989.

FIBRIA. Novo olhar para o futuro. Relatório de sustentabilidade, 2014. Disponível em: <http://www.fibria.com.br/shared/midia/publicacoes/relatorio2014-novo-olhar-para-o-futuro-pt.pdf>. Acesso: em 17/08/2016.

HOLT GIMÉNEZ, Eric. Campesino a campesino: Voces de Latinoamérica Movimiento Campesino para la Agricultura Sustentable. Managua: SIMAS, 2008.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007.

Operação Fome Zero. <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimasnoticias/2013/09/24/pf-prende-vereador-e-gerente-de-conab-em-operacao-contra-devios-do-fome-zero-no-pr.htm>. Acesso em: 17 ago. 2016.

PLOEG, Jan Douwe Van Der. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre : Editora UFRGS, 2008.

Portal da Transparência Pública – CONAB, 2015.

Downloads

Publicado

2017-01-21

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas