Formação de Composto no PA São Francisco - Canutama a Partir de Resíduos Agrícolas Oriundos na Comunidade.

Autores

  • José Cunegundes Weckner Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • José Augusto Figueira da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Joana Darque Toscano Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Cláudia Fernandes Nogueira Universidade Federal do Amazonas
  • André Moreira Bordinhon Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Material vegetal, adubação, produto orgânico, qualidade de vida.

Resumo

O presente trabalho foi realizado na comunidade PA São Francisco junto com a equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socieconomia e agroecologia – NUPEAS. O Núcleo com esta ação visou conscientizar os moradores de como eles podem reutilizar os resíduos agrícolas, conservando o ambiente causando menos impactos no ecossistema. O trabalho teve inicio em 2016 no mês de abril, pelo NUPEAS em parceria com a comunidade PA São Francisco/Canutama no sul do Amazonas. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em 4 etapas: A primeira foi na sala do NUPEAS com levantamentos bibliográficos e assunto relacionado ao tema e montagem do material. A segunda etapa foi na Comunidade no Projeto de Assentamento São Francisco – Canutama/AM. Foi feita uma oficina sobre todo aspecto da composteira: material usado, tipos de composteira, os fatores que afetem. Na terceira etapa foi feito a construção da composteira que é o local onde acontece o processo de compostagem. Na quarta etapa foi feito a montagem das pilhas de compostagem onde foram montadas as camadas de acordo com a relação carbono (C) e Nitrogênio (N) relação C/N e tamanho da pilha. O processo de compostagem ficou pronto depois de 50 dias. A participação na oficina teve envolvimento de aproximadamente 15 pessoas, entre eles comunitários, equipe do NUPEAS, sócios da associação, homens, mulheres, jovens contribuíram com seus relatos, e que sejam multiplicadores para outras comunidades rurais do Sul do Amazonas, além de incentivá-los ao processo da transição agroecológica.

Biografia do Autor

José Cunegundes Weckner Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014), Bolsista graduado no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS (2014).

José Augusto Figueira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Formação: Técnico em Agropecuária-Escola Agrotécnica Federal de Manaus. Graduação em Ciências Agrárias-Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas.

Joana Darque Toscano, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Pedagogia

Ana Cláudia Fernandes Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2004), Especialização em Antropologia da Saúde pelo Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane - Fiocruz Amazônia e Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, na área de Política de Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Ciências do Ambiente, com ênfase em Sociologia Rural e Meio Ambiente, atuando nos seguintes temas: meio ambiente, assentamentos rurais, conflitos rurais, política pública e cultura . É professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, Campus do Vale do Madeira e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS, no IEAA. Atualmente é aluna no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, pela UFGRS, em nível de Doutorado, com bolsa pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas/FAPEAM.

André Moreira Bordinhon, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2000), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(2004) e doutorado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2008). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, Revisor de periódico da Journal of the World Aquaculture Society e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aqüicultura.

Referências

KIEHL, E. J. Manual de Compostagem: Maturação e qualidade do composto. Piracicaba, 173 p. 1998.

OLIVEIRA, A. M. G.; AQUINO, A. M., CASTRO NETO, M. T. Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Circular técnico 76. 2005.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>