Agroecologia como ferramenta de ensino para a sustentabilidade

Autores

  • Aline do Nascimento Rocha Universidade Federal da Grande Dourados
  • Sara da Silva Bastos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Paula Rissato Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Pamela de Souza Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Aprendizado, Educação Ambiental, Oficinas e Visitas.

Resumo

As discussões sobre desenvolvimento sustentável nunca estiveram tão frequentes como atualmente, cabe-se de uma preocupação com a situação encontrada hoje sobre o ambiente natural proveniente de uma exploração extrativista, causando danos profundos na natureza e na comunidade local. Sabemos que o futuro de nosso planeta está nas crianças de hoje, e vemos uma oportunidade de desenvolver conceitos importantes de sustentabilidade em nossas escolas, pois são ambientes de aprendizado coletivo. Neste trabalho objetivou construir uma aprendizagem significativa sobre agroecologia por meio da educação ambiental em alunos de diferentes faixas etárias por meio de práticas, visitas e palestras. As atividades desenvolveram-se nas cidades de Dourados e Glória de Dourados - MS, contando com a parceria da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul -APOMS e a Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Foi observado o despertar de interesse dos estudantes com as atividades e o tema; por meio de questionários foi possível detectar melhor assimilação do tema trabalhado e reconstrução de conceitos sobre agroecologia e produtos orgânicos.

Biografia do Autor

Aline do Nascimento Rocha, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral / Bioprospecção. Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA. Universidade Federal da Grande Dourados

Sara da Silva Bastos, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral / Bioprospecção. Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA. Universidade Federal da Grande Dourados

Ana Paula Rissato Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral / Bioprospecção. Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA. Universidade Federal da Grande Dourados

Pamela de Souza Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral / Bioprospecção. Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA. Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos