Incentivo e Difusão de Práticas Agroecológicas Nas Hortas De Agricultoras Familiares Da Região Norte Do Estado Do Rio de Janeiro

Autores

  • Valéria Barros Costa
  • Juliana D’Ávila Batista Palagar D’urço
  • Marcio Ferraz Pinheiro
  • Cláudia Lopes Prins
  • Ariane Cardoso Costa

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a experiência vivenciada no Projeto de Extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Laboratório de Fitotecnia). As ações foram realizadas paralelamente, no assentamento Zumbi dos Palmares junto ao Coletivo de Mulheres Regina Pinho e na comunidade de Novo Horizonte situada em Cambucá, IX Distrito do município de Campos dos Goytacazes. Concomitantemente foi implantada uma horta experimental no Campus da universidade para previamente testar as tecnologias agroecológicas que seriam trabalhadas com as agricultoras. Foram realizadas oficinas e intercâmbios entre as comunidades acompanhadas, sendo desenvolvidas novas técnicas além das já utilizadas por elas e das técnicas propostas pelo projeto. A fim de dialogar saber acadêmico e saber popular, as oficinas fomentaram a adoção de práticas sustentáveis.

Referências

ALTIERI,M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável / Miguel altieri- 3.ed._rev. Ampl._São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, AS-PTA 2012. 400p.

COOPERAR- Relatórios técnicos de serviços de assessoria técnica, social e ambiental à reforma agrária (ATES), de 2009 a 2014.

Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Org: Fernando Ferreira Carneiro, Lia Giraldo da Silva Augusto, Raquel Maria Rigotto, Karen Friedrich e André Campos Búrigo. - Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2015.

Machado, L.C. P. Dialética da Agroecologia. Contribuição para um mundo com alimentos sem veneno /Luiz Carlos Pinheiro Machado e Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho- 1.ed.-São Paulo: Expressão popular,2014.360 p. http://m.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>