Educação para Transformação – Mulheres e Agroecologia

Autores

  • Marcia Gilmara Marian Vieira UNIVALI
  • Antônia Egídia de Souza UNIVALI
  • Thaynara Marconato UNIVALI
  • Karoliny Deucher UNIVALI

Palavras-chave:

Meio ambiente, agricultura sustentável, trabalhadores rurais, alimentação saudável, autonomia

Resumo

O trabalho é o relato da experiência vivenciada no projeto de extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero que tem como objetivo promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia. A realização deste projeto visa consolidar o processo de transição agrícola para a agroecologia, trabalhando com as mulheres agricultoras do município de Itajaí-SC, vivenciando as possibilidades que existem nessa forma de produção de alimentos mais saudáveis e benéficos para a saúde das famílias e do ambiente que elas vivem. A metodologia empregada é pautada em ações educativas de acordo com as propostas pedagógicas de educação de Paulo Freire - o encontro dos sujeitos para refletirem sua realidade concreta e anunciando ações que venham intervir neste contexto, denominado pelo autor como Círculo da Cultura. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a vivência de uma mulher agricultora e de uma farmacêutica de uma ONG. Como resultado prático das atividades realizadas na Extensão já é perceptível a diferença que as atividades realizadas durante as oficinas têm feito no dia a dia das mulheres agricultoras e demais participantes – os mesmos estão compreendendo que a agricultura sustentável é acessível e possível e que existem técnicas diversas para que a natureza trabalhe junto com elas o tempo todo gerando os resultados desejados na produção dos mais diversos alimentos saudáveis; isso tudo utilizando os recursos do próprio campo.

Biografia do Autor

Marcia Gilmara Marian Vieira, UNIVALI

Doutora em Química Orgânica (Universidade Federal de Santa Catarina). Docente do curso de Ciências Biológicas e coordenadora do projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Antônia Egídia de Souza, UNIVALI

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo/FEA (2011), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Thaynara Marconato, UNIVALI

Discente do curso de Administração, Universidade do Vale do Itajaí. Bolsista do Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero.

Karoliny Deucher, UNIVALI

Discente do curso de Ciências Biológicas, Universidade do Vale do Itajaí. Bolsista do Projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero.

Referências

EUCLIDES, Maria Simone et al. Gênero e construção do espaço: agricultoras e agroecologia na Zona da Mata mineira. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GÊNERO, 8., 2010, Curitiba. Anais... . Curitiba: Editora UTFPR, 2010. p. 1 - 10.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

HECHT, Susanna. A evolução do pensamento agroecológico. In: ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Agropecuária, 2002. p. 21-52.

SAID, Magnólia Azevedo; MOREIRA, Sarah Luiza de Souza. Mulheres e Agroecologia: Multiplicadoras Agroecológicas transformando o semiárido. In: HORA, Karla; REZENDE, Marcela; MACEDO, Gustavo (Org.). Coletânea sobre estudos rurais e gênero: Prêmio Margarida Alves 4ª Edição. Brasília: Ideal, 2015. p. 171-190.

SILIPRANDI, Emma. Mulheres e agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015. 352 p.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas