Indicação Geográfica: um estudo comparativo

Autores

  • Caroline Luzia Prediger UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Marechal Cândido Rondon UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mara Irene Engelmann UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alberto Feiden UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon e Embrapa - Pantanal

Palavras-chave:

apicultura, ferramenta, agroecologia

Resumo

A atividade apícola constitui uma das formas de trabalho diversificado no meio rural, sendo uma das alternativas de renda e, muitas vezes necessita de ferramentas e estratégias que agregam valor, propiciando um desenvolvimento na pequena propriedade. Dessa forma, um produto diferenciado também contribui para o acesso a novos mercados. O objetivo desse trabalho é saber quais os requisitos necessários para obtenção do selo de IG, bem como avaliar as diferentes indicações geográficas e apontar o que essas trazem de positivo para os agricultores que trabalham na produção de mel de abelhas. A importância da pesquisa envolve tanto o entendimento de obtenção de novas tecnologias pelos apicultores quanto a consequente contribuição em termos agroecológicos na preservação das abelhas. O estudo comparativo se deu através do levantamento bibliográfico o qual foi o suporte metodológico. Os resultados e a conclusão para a indicação geográfica se mostraram positiva em relação aos benefícios que essa ferramenta pode trazer para os apicultores.

Biografia do Autor

Caroline Luzia Prediger, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Marechal Cândido Rondon UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Aluna Especial do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Candido Rondon e servidora da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena, do Departamento de Biblioteca e colaboradora de Projetos de Extensão voltados para as áreas de Língua Estrangeira - Inglês e Educação Ambiental da UTFPR.

Mara Irene Engelmann, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Aluna Regular do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Alberto Feiden, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon e Embrapa - Pantanal

Professor da Disciplina de Meio Ambiente e Agroecologia da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Marechal Candido Rondon e Pesquisador da Embrapa - Pantanal.

Referências

BRASIL. Projeto avalia a importância da polinização para a agricultura; 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/03/projeto-avalia-a-importancia-da-polinizacao-para-a-agricultura>. Acesso em: 20 de Mai. 2016.

BRASIL. Lei 9.279, de 14 de Maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9279.htm>. Acesso em: 20 de Mai. 2016.

CORRÊA, Maria Pinheiro Fernandes; PEREIRA, Fábia de Mello; LOPES, Maria Teresa do Rêgo; CAMARGO, Ricardo Costa Rodrigues de; VILELA, Sérgio Luís de Oliveira. Produção de mel. Disponível em: <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/autores.hth>. Acesso em: 21 de Mai. 2016.

INPI; Mel de Ortigueira é nova indicação geográfica; 2015. Disponível em : <http://www.inpi.gov.br/noticias/mel-de-ortigueira-e-nova-indicacao-geografica>. Acesso em: 22 de Mai. 2016.

DURSO, Emerson Domenico; ROCHA JUNIOR, Weimar Freire da; RODRIGUES, Eliane Aparecida Gracioli. O potencial para indicação geográfica do mel na costa oeste do Paraná: estudo de caso da cooperativa coofamel. In: Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 6, 2015, Santa Cruz do Sul, RS, Anais Eletrônicos... Santa Catarina: UNICS, 2015. Disponível em: < http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidr/article/view/13410>. Acesso em 22 de Mai. 2016.

REIS, Vanderlei Donizeti Acassio dos; BIJOS, Gustavo Nadeu; MENEGAZZO, Marcio Alexandre Diório. Documentos 137. Caderno de Normas do Regulamento da Produção da Indicação do Mel do Pantanal. Embrapa Pantanal: Corumbá, MS, 2015. Disponível em: < https://www.embrapa.br/web/mobile/publicacoes/-/publicacao/1037107/caderno-de-normas-do-regulamento-de-producao-da-indicacao-de-procedencia-do-mel-do-pantanal>. Acesso em: Mai. 2016.

SEBRAE. Mel de Ortigueira ganha denominação de origem; 2015. Disponível em: <http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/mel-de-ortigueira-ganha-denominacao-de-origem,a2e5aa2302860510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: Mai. 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Uso e Conservação dos Recursos Naturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>