Jogos e Infância: Uma experiência com professores do ensino fundamental I

Autores

  • Ivanete Franco dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Rose Belite Cardozo Aguiar Universidade Federal do Amazonas
  • Eulina Maria Leite Nogueira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Oficina pedagógica, Prática Docente, Escola do Campo

Resumo

O presente trabalho apresenta uma das atividades de extensão, do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia (NUPEAS), realizada no ano de 2016, na escola Municipal Rural João da Cruz na Comunidade Muanense Assentamento Botos no Município de Humaitá- AM. Tendo como objetivo proporcionar aos professores do campo momentos de reflexão e aprendizagem sobre o uso dos jogos como material pedagógico na sala de aula. Após, a primeira visita à comunidade e conhecer a equipe de professores e o gestor, foi percebido através da fala dos professores o desejo que eles tinham em obter formação sobre como elaborar jogos para auxiliar nas suas vivências em sala de aula com as crianças no processo de ensino e aprendizagem. Com base nessas informações foi pensado e elaborado alguns jogos que os professores pudessem realizar na sua prática tendo em vista a realidade em que a escola se encontra. Durante a oficina, as questões da importância e as regras dos jogos foram debatidas com intuito de pensar o jogo como instrumento que auxiliasse no contexto da sala de aula bem como as diferentes potencialidades que ele estimula na infância. A partir do trabalho realizado, os participantes mostraram entusiasmo e comprometimento em utilizar os jogos em suas aulas, a fim de torna-las mais atrativas, dinâmicas e lúdicas para que os alunos tivessem mais interesse em participar e aprender.

Biografia do Autor

Ivanete Franco dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de Graduação

Rose Belite Cardozo Aguiar, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de graduação

Eulina Maria Leite Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Professora doutora em educação da Universidade Federal do Amazonas

Referências

KISHIMOTO, M. Tizuko. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2006.

Downloads

Publicado

2017-01-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Educação do Campo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)