Rendimento do Óleo essencial de Folhas de Vitex agnus castus L. em Diferentes Períodos de Coleta

Autores

  • Karine Aparecida Silva dos Santos
  • Elizabeth Sales da Silva
  • Maxwell da Rosa Oliveira
  • Aurélio Vinicius Borsato

Palavras-chave:

Alecrim de Angola, Hidrodestilação, Transição agroecológica

Resumo

A Vitex agnus castus L. é uma planta que contem um óleo essencial concentrado nas folhas, eventualmente utilizado no tratamento de problemas hormonais no período pré-menstrual e a menopausa. O presente estudo avaliou o rendimento do óleo essencial de suas folhas em distintos períodos de coleta. Entre os meses de dezembro/2014 a março/2015 foram realizadas três coletas de dois arbustos V. agnus castus L. no lote 47 do Assentamento 72, Ladário-MS. A partir do material coletado e desidratado foi realizada a hidrodestilação por arraste a vapor com equipamento do tipo clevenger para a extração do óleo. Durante três horas, as amostras foram submetidas a esse procedimento em três repetições. Com o término da hidrodestilação, o óleo foi armazenado em frasco de âmbar e acondicionado em um resfriador a -15 ºC. Os resultados sugerem que os meses de verão mais favorável para a extração do óleo é dezembro e janeiro.

Referências

BARROS, D.J. Avaliação toxicológica pré-clínica com extrato bruto seco das folhas de Vitex agnus castus. 2008. 81f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE. 2008.

BORSATO, V.A.; FREITAS, V.M.G.; ZANELLA, S.M.; FEIDEN, A. Períodos de coleta no rendimento do óleo essencial de Ocimum basilicum L. Cultivado em Sistemas de Transição Agroecológica, Corumbá-MS. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 9, No. 4, Nov 2014. Acesso em 21/04/2015.

CASTRO, N.E.A.,; CARVALHO, G.J.; CARDOSO, M.G.; PIMENTEL, F.A.; CORREA, R.M.; GUIMARÃES, L.G.L. Avaliação de rendimento e dos constituintes químicos do óleo essencial de folhas de Eucalyptus citriodora Hook. colhidas em diferentes épocas do ano em municípios de Minas Gerais. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.10, n.1, p.70-75, 2008.

LORENZI, H.; MATOS, A.J.F. Plantas medicinais no Brasil - nativas e exóticas. Ano 2002.Nova Odessa-SP; p. 498.

MAIA, M.C.C.A.; JUNIOR M.B.H.; BAPTISTA, R.E. Vitex agnus castus L: um estudo etnobotânico e etnofarmacológico. Revista Virtual de Iniciação Acadêmica da UFPA, Vol1, n.2, Julho2001. Disponível em <http://www2.ufpa.br/rcientifica/ed_anteriores/pdf/ed_02_accmm.pdf>. Acesso 25 març. 2015.

SANTOS, S.S.I.; SILVA, S.S.M.M.S; LIRA, S.R.S.; COSTA S.A.; COSTA R.P.A. Avaliação da toxicidade gestacional do extrato de Vitex agnus castus L. em ratas Wistar. Ciência Animal-Suplemento 2012. In: VI Congresso Norte e Nordeste de Reprodução Animal. Piauí,P. 623-626. Disponível em <http://www.uece.br/cienciaanimal/dmdocuments/outros.pdf> Acesso em 28 abr.2015.

Downloads

Publicado

2017-01-21

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Uso e Conservação dos Recursos Naturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>