Uso de Biofertilizante Liquido como Estratégia de Produtividade em uma Horta Escolar Agroecológica

Autores

  • Sergio Aparecido Seixas da Silva Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, Pimenta Bueno, RO
  • Suellen Fernanda Mangueira Rodrigues Ação Ecológica Guaporé (ECOPORÉ), Rolim de Moura, RO
  • Pedro Eduardo Pandolfi Pinheiro

Resumo

O uso de biofertilizantes líquidos tem se mostrado como uma ótima alternativa para o desenvolvimento das agriculturas de base ecológica, não só pelo benefício ambiental, mas também pelo incremento nutricional às plantas. O objetivo deste relato de experiência é mostrar a importância do uso de produtos alternativos em práticas de produção agroecológica e repassar uma receita de biofertilizante liquido como estratégia de produtividade em uma Horta Escolar Agroecológica. A fertilização natural favorece a microbiota existente no solo, promovendo uma maior riqueza de microorganismos e de organismos fundamentais na decomposição e transformação da biomassa existente no solo, disponibilizando uma maior quantidade de nutrientes essências ao desenvolvimento das plantas e contribuindo com a preservação da agrobiodiversidade.

Referências

AMARAL, A.A do. Fundamentos de Agroecologia. Curitiba: Livro Técnico, 2011.

DELEITO, C., CARMO, G. D., ABBOUND, A. D. S., & FERNANDES, M. Sucessão microbiana durante o processo de fabricação do biofertilizante Agrobio. Anais da Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, v. 25, 2000.

MEDEIROS, M. B. & LOPES, J. S. Biofertilizantes líquidos e sustentabilidade agrícola. Bahia Agríc., v.7, n.3, nov. 2006.

MEDEIROS, D. C. et al. Produção de mudas de alface com biofertilizantes e substratos. Hortic. bras, v. 25, n. 3, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos