Composição Química de Plantas Visando à Elaboração de Compostos Orgânicos.

Autores

  • Euclides Schallenberger Epagri- Estação Experimental de Itajaí
  • Marcelo Mendes De Haro Epagri- Estação Experimental de Itajaí
  • Rafael Ricardo Cantú Epagri- Estação Experimental de Itajaí
  • Rafael Gustavo Ferreira Morales Epagri- Estação Experimental de Itajaí
  • Alexandre Visconti Epagri- Estação Experimental de Itajaí

Palavras-chave:

Compostagem, produção orgânica, adubação orgânica

Resumo

A produção de hortaliças em sistema orgânico apresenta alguns desafios, principalmente voltados à fitossanidade e nutrição das plantas. Na área da nutrição, o maior gargalo é a obtenção de adubos orgânicos adequados à demanda de cada uma das hortaliças produzidas. É sabido que as hortaliças respondem muito bem a adubação orgânica equilibrada e o desafio é a disponibilização de adubos orgânicos adequados utilizando materiais orgânicos existentes nas propriedades agrícolas. Uma das alternativas é a transformação destes resíduos orgânicos em fertilizantes orgânicos por meio da compostagem. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a composição química do capim-elefante, crotalária e feijão-de-porco visando a elaboração de compostos com concentrações diferenciadas de nutrientes. Foram realizadas análises químicas nas plantas com 100 dias de idade para determinação dos teores de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, zinco, cobre e boro, relação C/N e porcentagem de carbono. Os resultados mostraram que a composição química das plantas é diferenciada, principalmente em relação à porcentagem de carbono, relação C/N, concentração de fósforo e potássio, teor de ferro e magnésio. Concluiu-se que é possível a obtenção de compostos com concentrações diferenciadas de nutrientes e que a escolha do material a ser compostado deve ser levada em consideração no momento do preparo do composto orgânico, dependendo da finalidade ou características do composto desejado.

Biografia do Autor

Euclides Schallenberger, Epagri- Estação Experimental de Itajaí

Pesquisador IV da Epagri-Estação Experimental de Itajaí-SC Atua na área de sistema orgânico de produção de hortaliças

Marcelo Mendes De Haro, Epagri- Estação Experimental de Itajaí

Pesquisador IV da Epagri-Estação Experimental de Itajaí-SC Atua na área de sistema orgânico de produção de hortaliças

Rafael Ricardo Cantú, Epagri- Estação Experimental de Itajaí

Pesquisador IV da Epagri-Estação Experimental de Itajaí-SC Atua na área de nutrição de plantas

Rafael Gustavo Ferreira Morales, Epagri- Estação Experimental de Itajaí

Pesquisador IV da Epagri-Estação Experimental de Itajaí-SC Atua na área de fitotecnia

Alexandre Visconti, Epagri- Estação Experimental de Itajaí

Pesquisador IV da Epagri-Estação Experimental de Itajaí-SC Atua na área de fitopatologia

Referências

CAPORAL, R.F.; COSTABEBER, J.A. Agroecologia conceito e princípios para construção de estilos de agricultura sustentável. 2004 Disponível em: http://www.planetaorganico.com.br/trabCaporalCostabeber.htm Acesso em 08 de julho de 2010.

CQRF/RS-SC. Recomendações de adubação e de calagem para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10ed. Passo Fundo: SBCS/Núcleo Regional Sul, 2004. 394 p.

GLÓRIA, N.A. Uso agronômico de resíduos. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 20, Piracicaba, 1992. Anais. Campinas: Fundação Cargill, 1992. p.195-212.

KÖEPPEN, W. Climatologia. México: Fondo de Cultura Econômica, 1948. 317p.

MARAGNO, E. S.; TROMBIN, D. F.; VIANA, E. O uso da serragem no processo de minicompostagem, Eng. Sanit. Ambient. vol.12 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2007

PASCHOAL, A. D. Produção orgânica de alimentos. Piracicaba: ESALQ, 1994. 191 p

PEIXOTO, R.T.G. Composto orgânico: aplicações, benefícios e restrições de uso. Horticultura Brasileira, Brasília, v.18 suplemento, p.56-64. 2000.

R DEVELOPMENT CORE TEAM 2013. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing.

SCHALLENBERGER, E.; REBELO, J. A.; CANTU, R. R. Avaliação da concentração e da relação de nutrientes na compostagem de diferentes matérias-primas. Agropecuaria Catarinense, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 78-82, 2015.

SCHALLENBERGER, E.; REBELO, J. A.; MAUCH, C. R.; STUKER, H. Viabilidade de uso do composto na produção de repolho. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 53-54, 2004.

SILVA, M.S., L.A. COSTA, M. SESTAK, D. OLIBONE, A.V. KAUFMANN, S.R. ROTTA E R. SESTAK. Monitoramento da temperatura em dois sistemas de compostagem (com e sem aeração forçada) de resíduos sólidos da indústria de desfibrilação de algodão com diferentes tipos de inóculo. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 30, 2001, Foz do Iguaçu. Anais... Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola. Cascavel. CD ROM. 2001.

TESTER, C.F. Organic amendment effects on physical and chemical properties of a sand soil. Soil Science Society of America Journal, v.54, p.827-831, 1990.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)