Viabilidade Agronômica e Econômica do Cultivo Consorciado de Alface e Cebolinha

Autores

  • Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho
  • Samayana Inácio Delprete
  • Ariane Cardoso Costa
  • Wallace Luís de Lima
  • Fábio Luiz de Oliveira

Palavras-chave:

Lactuca sativa, Allium fistulosum L., consórcio, agroecologia

Resumo

Atualmente o consumo de hortaliças tem aumentado devido a maior conscientização da população em busca de uma dieta alimentar mais rica e saudável. Desse modo, o desenvolvimento de sistemas de cultivo com hortaliças, com vistas à otimização da produtividade, tem exigido dos agricultores esforços no sentido de reduzir ou até mesmo eliminar as deficiências do setor produtivo. Nesse sentido desenvolveu o trabalho com objetivo de avaliar a viabilidade agronômica e econômica do cultivo consorciado de alface e cebolinha. Para tal, montou experimento com a alface crespa(A)e com a cebolinha ‘Todo Ano’(C), ambas em cultivo solteiro, e o consórcio alface/cebolinha(A/C), com três populações de plantas, sendo 75%A+25%C; 50%A+50%C e 25%A+75%C. Avaliou-se a produção de massa fresca, o índice de equivalência de área e a renda bruta. A massa fresca da alface e da cebolinha, foram maiores nos tratamentos em monocultivo, apresentando maiores médias (24,5 e 21 t.ha-1, respectivamente). Entre os consórcios, não houve diferença estatística entre as médias da massa fresca de alface, porém a cebolinha mostrou diferença significativa. O tratamento 25A + 75C apresentou maior média entre os consórcios e os demais não diferiram entre si. Nenhum dos consórcios estudados apresenta eficiência agronômica, pois seus índices de equivalência de área foram menores que 1,0(um). Com relação à renda bruta, para o produtor de alface é mais vantajoso adotar qualquer um dos consórcio, pois permite um incremento na renda. Porém, para o produtor de cebolinha é mais vantajoso o sistema de monocultivo, possibilita maior renda em relação ao sistema consorciado.

Referências

CEASA-ES. Mercado: boletim diário de preços. Disponível em:<http://200.198.51.69/detec/boletim_completo_es/boletim_completo_es.php>. Acesso em: 14 jul. 2016.

CECILIO FILHO, A.B.; REZENDE, B.L.A.; CANATO, G.H.D. Produtividade de alface e rabanete em cultivo consorciado estabelecido em diferentes épocas e espaçamentos entre linhas. Horticultura Brasileira. v.25: 015-019. 2007.

CECÍLIO FILHO, A.B; REZENDE, B.L.A & COSTA, C.C. Efeito da consorciação na rentabilidade da cultura da alface cultivada em ambiente. Científica, Jaboticabal, v.36, n.2, p.130 - 138, 2008.

CUSTÓDIO, A.M.; PEDROSA, M.W.; SANTOS, I.C.; SILVA,S.; ARAÚJO, F.C. Consorciação de hortaliças: alternativa para a diversificação da produção e da renda em pequenas propriedades. 2011.

FERREIRA, D. F. Sisvar: a computer statistic alanalysis system. Ciência e Agrotecnologia (UFLA), v. 35, n.6, p. 1039-1042, 2011.

HEREDIA ZARATE., N.A.; VIEIRA, M.C. Produção e renda bruta da cebolinha solteira e consorciada com espinafre. Horticultura Brasileira, Brasília, v.22, n.4, p.811-814, out-dez 2004.

RESENDE,F.V. EMBRAPA. Cultivo de Alface em Sistema Orgânico de Produção. 2007.

RIBEIRO, S.F.;PEDROSA, M.W.; SANTOS, I.C. dos; SILVA, S. & ARAÚJO, F.de A.Consorciação de hortaliças: alternativa para a diversificação da produção e da renda em pequenas propriedades. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 8., 2011, Belo Horizonte

SALVADOR,D.J.; HEREDIA ZÁRATE, N.A.; VIEIRA, M.C. Produção e renda bruta de cebolinha e de almeirão, em cultivo solteiro e consorciado. Acta Scientiarum. Agronomy, v. 26, n. 4, p. 491-496, 2004.

SOUZA, J.P. de;MACEDO, M.A. da S.; SOUZA, C.G de & ABBOUD, A.C. de S. DESEMPENHO AGROECONÔMICO DO CONSÓRCIO ALFACEBETERRABA SOB SISTEMA ORGÂNICO. XLIV CONGRESSO DA SOBER Fortaleza, 23 a 27 de Julho de 2006. Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural

SUDO, A.; GUERRA, J.G.M.; ALMEIDA, D.L. de& RIBEIRO, R de L.D. Avaliação do consórcio de cenoura com alface em sistema orgânico de produção. Comunicado técnico n.º 17. Embrapa Agrobilogia. Dez. 1997.

VIEIRA, M.C.; CARLESSO, A.; HEREDIA ZÁRATE, N.A.; GONÇALVES, W.L.F.; TABALDI, L.A. & MELGAREJO, E.Consórcio de manjericão (Ocimum basilicum L.) e alface sob dois arranjos de plantas. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.14, n.esp., p.169-174, 2012.

HEREDIA ZÁRATE,N.A.; VIEIRA, M.C.; ONO, F.B.; SOUZA, C.M. Produção e renda bruta de cebolinha e de coentro, em cultivo solteiro e consorciado. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 26, n. 2, p. 149-154, abr./jun. 2005.

HEREDIA ZÁRATE,N.A.; VIEIRA, M.C.; PONTIM, B.C.A. Produção e renda bruta de mandioquinha-salsa, solteira e consorciada com cenoura e coentro. Acta Sci. Agron. Maringá, v. 29, n. 4, p. 549-553, 2007.

WILLEY, R.W. Intercroping-its importance and research needs-part 1: competition and yield advantages. Field Crop Research, Hurley, v.32, n.1, p. 1-10, 1979.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>