Sementes Crioulas: Construção da Autonomia Camponesa

Autores

  • Marcio Moacir Bessa UNESP - Universidade Estadual Paulista no Instituto de Politicas Publicas e Relações Internacionais do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe
  • Matheus Vinicius Abadia Ventura Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG
  • Lucas da Silva Alves Universidade Estadual de Goiás - UEG

Palavras-chave:

Sementes crioulas, campesinato, agricultura camponesa

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de mostrar a importância de produzir alimentos saudáveis dentro da agricultura camponesa e resgatar sua ideologia em suas variedades de sementes crioulas dentro de movimentos no estado de Goiás. Resistir contra o agronegócio, pois as grandes empresas multinacionais inclusive a Monsanto, que tem o controle das nossas sementes. O modelo capitalista de modernização da agricultura está colaborando para o desaparecimento dessas variedades, aos poucos estão sumindo drasticamente e o campesinato cada vez mais dependente da aquisição de pacote tecnológicos com sua imposição do agronegócio. Hoje as sementes estão sendo privatizadas. Não é como antes que as sementes pertenciam aos camponeses e indígenas, era um bem comum, um símbolo da vida. Esse trabalho espera-se que conscientize o campesinato a continuar resgatando, produzindo e multiplicando as sementes crioulas. Além de possibilitar um reencontro dos povos com sua história, sua religiosidade, sua cultura e seus valores. Essas sementes devem continuar viva e não deixar o agronegócio tomar de conta com sementes modificadas.

Biografia do Autor

Marcio Moacir Bessa, UNESP - Universidade Estadual Paulista no Instituto de Politicas Publicas e Relações Internacionais do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe

Mestrando em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista no Instituto de Politicas Publicas e Relações Internacionais do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe

Matheus Vinicius Abadia Ventura, Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG

Graduação em andamento em Agronomia pela Faculdade Evangélica de Goianésia - FACEG

Lucas da Silva Alves, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás - UEG

Referências

ALVES, S. A.; MARQUES, G. P.; MENDONÇA, M. R. A produção de sementes de variedades crioulas e a construção da autonomia camponesa no movimento camponês popular – MCP – no Brasil. 2013.

ALVES, S. A.; COSTA, C. L. Resistir na terra: a luta pela moradia camponesa no movimento camponês popular – MCP. Uberlândia. 2012.

CARVALHO, H. M. O camponês: guardião da agrobiodiversidade. Curitiba, 2013. Fonte: e-mail.

FRANCO, C. D.; CORLETT, F. M. F.; SCHIAVON, G. A. 14428-Percepção de agricultores familiares sobre as dificuldades na produção e conservação de sementes crioulas. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, 2013.

GARCIA, M. M. Experiências brasileiras com sementes crioulas: Relato de uma viagem (bio) diversa. Rio de Janeiro. 2004.

TRINDADE, C. C. Sementes crioulas e transgênicos, uma reflexão sobre sua relação com as comunidades tradicionais. In: Congresso Nacional do Conpedi. 2006.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Outros Temas