O projeto profissional do jovem na Casa Familiar Rural de Açailândia: culminância, interdisciplinaridade e desenvolvimento agroecológico do meio.
Palavras-chave:
Agroecologia, Pedagogia da alternância, Êxodo rural, Educação do campo, Projeto profissional do jovem.Resumo
Neste artigo estuda-se o papel do Projeto Profissional do Jovem como elemento culminador dos cursos estruturados através da Pedagogia da Alternância, seu caráter interdisciplinar e sua potencialidade na contribuição ao desenvolvimento agroecológico do meio rural camponês em que vivem os jovens estudantes da Casa Familiar Rural de Açailândia. A eficácia da proposta da Pedagogia da Alternância é avaliada a partir dos resultados alcançados a respeito de dois de seus principais objetivos: o combate ao êxodo rural entre os jovens que vivem no campo e o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica. Para isso entrevistaram-se todos os egressos do curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio Habilitação em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia na forma integrada ao Ensino Médio oferecido pela Casa Familiar Rural de Açailândia. Encontrou-se algum indicativo de que os egressos têm tendência e desejo expresso de permanecer no campo, apesar das dificuldades externas apontadas no artigo: falta de crédito rural e dificuldade de acesso à terra. Também se pôde perceber que a agroecologia, de uma forma difusa, está presente na visão que os jovens egressos têm como seu futuro profissional, manifestado a partir do Projeto Profissional do Jovem.Downloads
Publicado
2016-06-21
Edição
Seção
Artigos
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