Núcleo de Estudos em Agroecologia: a construção de uma (re)ação na Amazônia paraense
Palavras-chave:
Construção do conhecimento, Nordeste paraense, Amazônia.Resumo
O presente artigo versa sobre a análise dos impactos político-pedagógicos na formação profissional em Ciências Agrárias a partir da construção de um núcleo de ensino, pesquisa e extensão com enfoque agroecológico no Instituto Federal do Pará (IFPA). O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) foi criado com o objetivo de consolidar e aprimorar um conjunto de atividades que vinham sendo desenvolvidas por professores do IFPA – Campus Castanhal de maneira isolada. Surgiu num contexto adverso, do ponto de vista metodológico e técnico profissional da instituição. A metodologia utilizada para esta reflexão foi qualitativa, baseada na análise documental e pesquisa participante. Percebeu-se que, num primeiro momento de constituição, o NEA atuava com ações a partir de unidades experimentais de pesquisa e produção na instituição. Num segundo momento, essas ações passaram a dialogar com os conhecimentos dos agricultores camponeses e nas comunidades rurais. Como ferramenta pedagógica, foram criadas Unidades Pedagógicas de Experimentação Agroecológica (Upeas), possibilitando também a realização da pesquisa como princípio educativo. Como resultado deste trabalho, o NEA vem construindo, junto aos docentes, discentes do curso de Agronomia, técnicos em agropecuária do IFPA – Campus Castanhal e camponeses, uma reflexão sobre Agroecologia e o fortalecimento das práticas de base ecológica.Downloads
Publicado
2016-06-21
Edição
Seção
Artigos
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