A relação tecnologia e meio ambiente: um estudo de caso

Autores

  • Gilberto Friedenreich dos Santos
  • Ana Cláudia Moser
  • Martin Stabel Garrote

Resumo

A relação tecnologia e meio ambiente, e os impactos ambientais pela rizicultura foi analisada no município de Doutor Pedrinho-SC. O propósito da pesquisa é explicar o papel que a tecnologia desempenha no agravamento dos problemas ambientais da região. A metodologia de pesquisa foi composta por três etapas: levantamento de dados primários, realização de entrevistas semiestruturadas, e observação sistemática e participante no contexto da rizicultura. O processo de desenvolvimento da rizicultura está dividido em três padrões de acordo com a inserção de novas tecnologias no cultivo. O primeiro corresponde do inicio do cultivo em meados da década de 1920 até meados da década de 1950. Na década de 1960 a introdução dos tratores e a intensificação da participação da extensão rural marcam o início do segundo padrão que se estende até meados da década de 1980. A intensificação do uso de agroquímicos, sementes selecionadas e de equipamentos agrícolas próprios para o cultivo de arroz a partir da década de 1990 marcam o terceiro padrão de desenvolvimento e segue até os dias de hoje. Ao longo da história percebeu-se uma visão de natureza como elemento distante das relações sociais, legitimando a adoção de inovações tecnológicas e colocando a natureza a serviço das necessidades humanas. Tal visão levou a ampliação dos impactos ambientais proporcionalmente à modernização do sistema produtivo. Palavras-chave: Agroquímicos; Arroz; Doutor Pedrinho.

Referências

BERRI, A. Imigrantes italianos, criadores de riquezas. Blumenau: Fundação Casa Dr. Blumenau, 1993.

EPAGRI. Informações técnicas. Disponível em: http://www.epagri.sc.gov.br/?page_id=1343. Acesso em 06 set 2014.

IBGE. Censo Agropecuário 2006. Disponível em < http://www.sidra.ibge.gov.br/>. Acesso em: 30 nov,2009.

_____. Produção agrícola municipal. Disponível em < http://www.sidra.ibge.gov.br/>. Acesso em: 30 nov,2009.

SILVEIRA, J. M. da; OLALDE, A. R. Aspectos do desenvolvimento recente da biotecnologia e seus impactos na agricultura In: Navarro, Z.; Almeida, J. (orgs.). Reconstruindo a agricultura: idéias e ideais na perspectiva de um desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1998.

WILLEMAN, N. F. Legislação ambiental na produção de arroz irrigado da região do Alto Vale do Itajaí – SC. Geoambiente online, n.8, jan-jun/2007.

Downloads

Publicado

2016-05-16