11303 - Atributos físicos em frutos de mamoeiro havaí (Carica Papaya L.) submetido a adubação orgânica

Alane da Silva Bezerra, Anailson de Sousa Alves, Juliete Araújo da Silva, Zailton Vagner Barreto Costa, André Aires Farias, José Geraldo Rodrigues dos Santos

Resumo


O mamoeiro é uma frutífera típica das regiões tropicais e subtropicais. O Brasil desponta como maior produtor mundial de mamão, sendo responsável por cerca de 25 % da produção mundial. O experimento foi conduzido, em condições de campo, na Estação Agroecológica da Escola Agrotécnica do Cajueiro, em Catolé do Rocha -PB, objetivando-se estudar os efeitos de cinco dosagens e de 4 intervalos de aplicação de biofertilizante em alguns parâmetros físicos nos frutos do mamoeiro havaí. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, no esquema fatorial 5x4, com quatro repetições, totalizando 80 plantas experimentais.
As variáveis avaliadas foram o peso verde e o peso seco de sementes/fruto-1. A dosagem 9 L/planta/ano proporciona maior peso verde de sementes em frutos de mamoeiro havaí. As dosagens de biofertilizante a partir de 9 L/planta/ano reduzem o peso de sementes em frutos de mamoeiro havaí. Os intervalo de aplicação interferem no peso de sementes do mamoeiro havaí.

Texto completo: PDF